30
AGO

Sanca de gesso

Categoria: Planejando a sua reforma
reforma_sancas

Os forros de gesso estão em alta!

 

Em ambientes residenciais além de facilitar a distribuição de iluminação, tubulações de ar-condicionado e hidráulicos, e sistema de som, eles valorizam os espaços e ganham destaque na decoração quando executados com algum detalhe.

 

Forros de gesso com tabica ou baguete (junta de dilatação ao redor do forro de gesso) ganham mais charme se complementados com sancas.

 

As sancas são um dos detalhes de gesso mais usados. Seu custo é mais caro comparado a um forro de gesso liso ou apenas a colocação de uma moldura no ambiente, mas vale à pena investir pelo menos em um ambiente como a sala.

 

Elas podem ser abertas ou fechadas e executadas tanto com dry wall como com placas de gesso 0,60 x 0,60.

 

A sanca aberta tem em seu perímetro um vão entre o teto e o rebaixo de gesso para colocação de lâmpadas (que podem ser fluorescentes, neon, mangueira de iluminação, etc) produzindo o efeito de iluminação indireta. Sua base (rebaixo de gesso) pode ser usada para a distribuição de outros tipos de iluminação necessárias no ambiente, como spots embutidos, plafons, pendentes, etc.

 

Já a sanca fechada possui um design mais discreto que pode ser liso, reto ou trabalhado com uma moldura pronta. A sanca fechada utiliza apenas iluminação em seu rebaixo e é bem-vinda em ambientes pequenos e com pé-direito baixo, pois não há necessidade de rebaixar todo o ambiente.

 

Na hora de optar por um detalhe a mais em seu forro o bom senso deve prevalecer. Analise o pé-direito do cômodo, o layout definido e o tipo de ambiente. Vale lembrar que as sancas são, geralmente, mais usadas nas áreas sociais da casa. Mas cuidado, muitos detalhes em um local pequeno ou em um único forro de gesso podem carregar o lugar.

 

Até a próxima!

 

Compartilhe

 

Deixe Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Andreza Baroni

Andreza Baroni

Andreza é arquiteta e atua há mais de 8 anos à frente do escritório Andreza Baroni Arquitetura e Interiores, desenvolvendo projetos residenciais e comerciais. Acredita que dividir experiências é umas das maneiras mais interessantes de se crescer pessoalmente e profissionalmente e por isso abraçou a ideia de escrever no blog da Leroy Merlin.

Tweets de @LeroyMerlinBRA